13/03/2008

Exemplo de Descritor pesquisado na BVS

Descritor Inglês:
Street Drugs
Descritor Espanhol:
Drogas Ilícitas
Descritor Português:
Drogas Ilícitas
Sinônimos Português:
Medicamentos Proibidos
Drogas de Abuso
Drogas de Uso Indevido
Categoria:
D26.878
VS2.002.001.016
Definição Português:
Drogas obtidas e freqüentemente fabricadas de modo ilegal, devido aos efeitos subjetivos que eles parecem produzir. São freqüentemente distribuídas nas áreas urbanas, sendo também encontradas em áreas suburbanas e rurais; tendem a ser grosseiramente impuras e podem causar toxicidade inesperada.
Nota de Indexação Português:
/econ /legis permitidos; coord como primário com droga ou substância química específica (como primário); veja também COCAÍNA CRACK

6 comentários:

Anônimo disse...

Hepatite A

Introdução

O vírus da hepatite A é um vírus RNA (a sua informação genética é escrita em uma cadeia de RNA - a humana é DNA, que é "traduzido" para o RNA ao ser "lido") transmitido por via oro-fecal, isto é, alimentos e água contaminados. O período de incubação (tempo para o aparecimento da doença) é de 2-6 semanas e o tempo em que o vírus é encontrado no sangue é pequeno (5-7 dias). Portanto, a transmissão parenteral (pelo sangue) é rara. Como uma infecção por via oro-fecal, sua transmissão esta associada a condições socioeconômicas, é mais comum em paises pobres e pode ocorrer em epidemias.

Fisiopatogenia

O vírus da hepatite A se concentra principalmente no fígado, mas pode também ser encontrado no estomago e no intestino. O vírus não destrói as células do fígado, mas sim o próprio sistema imunológico do doente, que destrói as células infectadas. Na biopsia do fígado, pode-se encontrar alterações necroinflamatórias (inflamação e destruição dos hepatócitos) na região peri-portal e colestase em graus variados.


Quais os sintomas?

O período de incubação da hepatite A, ou seja, o tempo que a doença leva até apresentar os primeiros sintomas, dura de duas a sete semanas.

Fadiga
Febre
Dores musculares
Dor de cabeça
Dor no lado direito do abdômen, embaixo das costelas, onde está o fígado
Náusea
Perda de apetite e de peso
Pele, olhos e mucosas amareladas (icterícia)
Urina escura e fezes amareladas.

Exames
Um exame médico completo e a avaliação do seu histórico médico são suficientes para mostrar se você está ou não contaminado pelo vírus da hepatite A.

É possível se prevenir contra a hepatite A?

Sim. Há vacina para a doença. Ela é recomendável para crianças a partir de um ano de idade é dada em duas doses, com uma distância de seis meses entre elas. Pessoas dos chamados grupos de risco também devem ser vacinadas. São elas: crianças e adultos que morem em creches, asilos ou prisões; usuários de drogas (injetáveis ou não), homo e bissexuais; pacientes com AIDS e com doenças de coagulação.

O que você precisa saber sobre a vacina contra a hepatite A

A vacinação costuma ser bem mais barata do que o teste para saber se seu organismo desenvolveu ou não anticorpos ao vírus da hepatite A. Além disso, se os testes mostrarem que você tem os anticorpos, ou seja, foi exposto à presença do vírus, terá que tomar as duas séries de injeções da mesma forma. Não há problema em tomar a vacina mesmo que você já tenha anticorpos ao vírus.
A vacina só terá sua eficácia total a partir de um mês após a primeira injeção (lembre-se de que são duas doses com intervalo de seis meses). Ainda assim, depois de 15 dias ela já começa a dar alguma proteção ao seu corpo.

Tratamento

Não é preciso tomar remédios, pois na maioria dos casos, a infecção vai embora sozinha. Comer bem e beber muita água ajudam o corpo a se recuperar mais rapidamente. Para amenizar os sintomas, o médico pode receitar também remédios contra dores, febre e enjôo. A hepatite A não causa problemas crônicos no fígado e nada menos do que 99% das pessoas que a contraem se recuperam.

Anônimo disse...

DeCS

Descritor Inglês: Hepatitis A
Descritor Espanhol: Hepatitis A
Descritor Português: Hepatite A
Sinônimos Português: Hepatite Infecciosa
Hepatite Viral A

Categoria: C02.440.420
C02.782.687.359.500
C06.552.380.705.422

Definição Português:

iNFLAMAÇÃO do FÍGADO em humanos, causada por um membro do gênero HEPATOVIRUS, o VÍRUS DA HEPATITE A HUMANA. Pode ser transmitida através da contaminação fecal de alimentos ou água.

Anônimo disse...

Base de dados : ADOLEC
Pesquisa : "virus da HEPATITE A" [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 5 [refinar]
Mostrando: 1 .. 5 no formato [Detalhado]

Anônimo disse...

Base de dados : ADOLEC
Pesquisa : "VIRUS DA HEPATITE a humana" [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 3 [refinar]
Mostrando: 1 .. 3 no formato [Detalhado]

Ana Lúcia disse...

Professor eu troquei o nome do meu blog. Agora é aprendizbulimia!
Ana Lúcia Araujo Rodrigues.

Anemia Ferropriva disse...

Descritor Inglês: Anemia, Iron-Deficiency
Descritor Espanhol: Anemia Ferropénica
Descritor Português: Anemia Ferropriva
Sinônimos Português: Anemia por Deficiência de Ferro
Categoria: C15.378.071.196.300
C18.452.565.100
SP6.016.052.068.139.060

Definição Português: Anemia caracterizada por diminuição ou ausência dos estoques de ferro, baixa concentração de ferro sérico, baixa saturação de transferrina e baixa concentração de hemoglobina ou valor de hematócrito. Nesta condição, os eritrócitos estão hipocrômicos e microcíticos e a capacidade de ligação do ferro está aumentada.
Nota de Indexação Inglês: DF: ANEMIA IRON DEFIC